terça-feira, 21 de junho de 2011

célula betel estudo 01 -livre das cadeias do ressentimento, todas segunda feira as 19;30 hora local Q25 C19 coroado rua cerro cora

20/6/2011’
Estudo 01-LIVRE DAS CADEIAS DO RESSENTIMENTO 

Texto-Chave: Hebreus 12:15 “Tomem cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus. Cuidado, para que ninguém se torne como uma planta amarga que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno”.
Queremos estudar hoje sobre algo que pode prender nossa alma (emoções) - o ressentimento. Ressentir é sentir novamente, é sofrer muitas vezes com o dano causado por alguém. Ele pode gerar doenças físicas, ódio e abrir brechas para a ação de demônios em nossa vida. O ressentimento é uma incapacidade de perdoar alguém que nos feriu e, muitas vezes, só pode ser curado por uma experiência com Deus. Vamos ver como Deus liberta do ressentimento, olhando para a vida de José, que foi traído e vendido como escravo por seus próprios irmãos (ler Gen.37:23-28). Depois de muitos anos de sofrimento, ele os encontra de novo e tem a oportunidade de ser liberto de todo ressentimento que prendia sua alma.

I – HÁ ALGUÉM POR TRÁS DAS PESSOAS QUE NOS FERIRAM

1) Há pessoas que nos ferem conscientemente, como os irmãos de José, tendo a pretensão de nos prejudicar – Salmos 55:12-14.

2) Há pessoas que nos ferem sem saber exatamente o que estão fazendo, sem ter a consciência de todo o dano que nos causam. Muitas vezes são pessoas que nunca receberam nada de bom na vida e por isso não têm o que dar (pais, irmãos, etc...).

3) Satanás sempre está manipulando pessoas para trazer prejuízo às nossas vidas – Precisamos entender que, conscientes ou não, pessoas são usadas pelo diabo para nos ferir. Temos que canalizar nossa ira para Satanás e não para as pessoas. É ele que enche seus corações de maldade – João 13:2.

4) Deus espera que perdoemos a todos os que nos machucaram – Assim como fomos perdoados pela graça, Deus espera que perdoemos aqueles que nos ofenderam – Efésios 4:32. Como na oração do Pai Nosso - Mateus 6:9-13.

II – COMO PODEMOS SER LIVRES DO RESSENTIMENTO?

1) Temos que nos decidir pelo perdão e não pela mágoa – José poderia mandar prender ou até matar seus irmãos quando os encontrou e seria justo fazendo isto, mas ele decidiu-se pelo perdão porque queria se parecer com seu Deus – leia Efésios 5:1,2.

2) Temos que enfrentar os sentimentos ruins do nosso coração (Gen. 42:7-9) – Ao ver os irmãos que o traíram, José ficou confuso e sentimentos ruins brotaram de seu coração, mas ele lutou contra esses sentimentos e os venceu pelo poder de Deus.

3) Temos que quebrar as barreiras de ressentimento que nos separam de pessoas (Gen. 45:4-5) – José buscou uma aproximação de seus irmãos, ainda que isso fosse difícil para ele. O ressentimento afasta as pessoas, mas Deus nos dá uma unção de reconciliação – Leia II Cor. 5:18.

4) Temos que ver a bondade de Deus acima da maldade das pessoas (Gn 45:5-7) – Quando colocamos o foco nas pessoas que nos ferem, fortalecemos o ressentimento. Devemos fazer como José, que focalizou a bondade de Deus para com sua vida e não a falha de seus irmãos.

5) Temos que abrir o coração para que o amor de Deus transborde em nossa vida para com aqueles que nos feriram(Gen. 45:14,15) – José abraçou e chorou com seus irmãos e isso foi uma revelação da graça de Deus para eles. Somos curados e curamos outras pessoas quando nos abrimos para manifestar o amor do Pai.
¬
Gancho Evangelístico (5 min.) – Se houver algum visitante descrente, faça o seguinte apelo: Deus também poderia ficar ressentido conosco, pois nos desviamos dEle e lhe voltamos as costas, mas Ele nos oferece o perdão através da cruz de Cristo. Quer receber este perdão? – Oração de entrega e consolidação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Às vezes é preciso sonhar… Possa eu ficar desolado, mas não quero deixar de sonhar… O sonho traz desilusão, é verdade, mas os momentos mais importantes e maravilhosos das nossas vidas por eles são construídos! Viver um sonho é uma experiência única que traz humildade e sempre tem uma lição que faz valer nossas vidas! Podemos viver momentos de extrema tristeza, em que encontramos nossa fé abalada, e nessas situações o sonho sempre nos é confortável… O sonho nos ajuda a perceber pessoas que são de uma importância inestimável. Talvez alguma não te ache tão importante, isso pode ser muito difícil… Porém a angústia é convertida em felicidade quando descobrimos que entre aquelas pessoas existe ao menos uma que veio para abençoar nossas vidas, seja com uma palavra amiga, um abraço, ou mesmo um sorriso… Essa pessoa prefiro chamar de ANJO… Lembre-se que os maiores poetas são sonhadores em depressão! Talvez esse seja o propósito de viver: Nascemos para sonhar, sonhamos para encontrar ANJOS, e ANJOS nos trazem inspiração! Nunca deixe de Sonhar!!!!